quarta-feira, 20 de maio de 2009

Três percursos novos a explorar!

Amantes da BTT têm agora três percursos novos a explorar
2009-05-02
LICINIA GIRÃO, BRUNO PIRES


No dia em que é inaugurado o terceiro Centro de BTT do país, em Gondramaz, concelho de Miranda do Corvo, depois do primeiro inaugurado em Março, em Ferraria de S. João, concelho de Penela, e o segundo em Abril na Lousã, o JN desvenda alguns dos percursos mais radicais e emocionantes para os amantes da modalidade na Serra da Lousã.

Pela montanha, vales, sempre com o que de mais belo e reparador a natureza nos pode oferecer por companhia, de bicicleta (sem esquecer, pelo menos, o capacete), sozinho, em grupo ou em família, aproveite a Primavera. Parta à descoberta de cantos, recantos e encantos, onde a qualquer momento poderá estar no cimo de uma fraga, de um penedo ou nos vales a beber água nas ainda puras e refrescantes ribeiras que correm em direcção a rios deixando pelo caminho a farinha moída, a partir de diferentes cereais, pelos moinhos de água que, uns aqui, outro ali, ainda vão contribuindo para a confecção do pão cozido em forno de lenha.

Por estas bandas tem agora os cómodos Centros de BTT das Aldeias do Xisto. São infra-estruturas desportivas permanentes, constituídas por redes de trilhos para a prática de BTT e locais de acolhimento dotados de diversos equipamentos. Estão apetrechados com estacionamento, balneários, estação de serviço para bicicletas (lavagem, ar e mini-oficina) em regime de self-service. Em alguns pontos, poderão ainda ser alugadas bicicletas e restantes equipamentos, como é o caso da Ferraria de S. João. Os três Centros de BTT oferecem trilhos do tipo CrossCountry, DownHill ou FreeRide, sinalizados com marcações específicas, adoptadas internacionalmente, com quatro níveis de dificuldade (verde, azul, vermelho e preto, respectivamente) adequados a todos os tipos de utilizadores, desde os que pretendem iniciar-se até aos mais exigentes.

Ferraria de S. João - Pela A1 ou pela A23, seguir para a IC8, saída Aguda/Fato, seguir placas do Centro de BTT.
Para Gondramaz, terá de em Coimbra tomar a Estrada Nacional nº 17, onde encontrará a saída para Miranda do Corvo e mais à frente para a Lousã.

Nenhum comentário: