quarta-feira, 20 de maio de 2009

BTT tem cada vez mais adeptos e é receita para vida saudável

Andar de bicicleta, sobretudo em bicicletas todo-o-terreno, é um hábito saudável cada vez mais enraizado nos portugueses. Grupos de amigos desbravam lugares sem qualquer orientação nem apoio.

Recentemente, foi inaugurado, na aldeia Ferraria de S. João, concelho de Penela, o primeiro, e até ao momento único, Centro de BTT do país. Detêm, logo à entrada da aldeia, uma central apetrechada com estacionamento, estação de serviço para bicicletas (lavagem, ar e mini-oficina) e balneários com duche quente, tudo em regime de self-service 24 horas por dia.

O espaço está pensado para todos, pois mesmo quem não tem bicicleta pode ali alugar todo o equipamento para adultos e crianças. Depois são 196 km de trilhos, do tipo Cross Country, DownHill ou FreeRide, sinalizados com marcações específicas adoptadas internacionalmente, com quatro níveis de dificuldade semelhantes às das estâncias de ski. Verde, amarelo, vermelho e preto, respectivamente, começando pelo mais fácil até chegar ao mais difícil, num total de cinco percursos. Pedro Azevedo, mentor do projecto, diz que só em França existem mais de 300 centros do género. Portugal está agora a começar. Para o próximo dia 25, está já prevista a inauguração de mais um Centro na Lousã. Alguns dos trilhos da região estão sinalizados para passar em antigos caminhos de pastoreio perdidos na serra.

Nenhum comentário: