sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Aventura Gerês...

É já amanha (bem cedinho) que alguns membros dos terrabatida partem para mais uma grande aventura, que ao que tudo indica terá tanto de espectacular como de molhado.
Apesar da muita chuva prevista, betetista é betetista e estes (alguns*) são puro sangue, portanto está desde já garantido um grande fim de semana aos comandos das belas maquinas de dar ao pedal ao qual chama-mos carinhosamente "BICLAS".
A todos desejo que pedalem para um grande fim de semana!!!!
Historia completa e fotos a exibir brevemente..(aqui mesmo)

*Só os que vão e os que não podem ir por motivos pessoais.Os que estiveram á espera de ver o que o tempo dava para se decidirem são betetistas de M.....!


PS. foto tirada na primeira travessia TB à precisamente dois anos.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Passeio de 22-11-08


Viva malta dos tb! Numa tarde magnifica e com a presença do líder CAGUI(só para tomar café com a malta e aproveitar para remendar 1 pneu furado) , os 9 tbs partiram para mais um passeio rumo ao famoso restaurante AVISTADA.
Boa disposição e "furos" foi coisa que não faltou desta vez .Pena é, os dias estarem curtos e nao podermos fazer mais uns kilometros, esperamos pelas fotos do grande ktm TOZE repórter de serviço no local.
Para aqueles que vão ao Geres desejo um bom passeio com muita adrenalina e boas paisagens.(garantidas )
Para aqueles que não vão, sábado la estaremos no local do costume as 14h00!

Quem quiser participar no passeio de Nogueira do Cravo, é gratuito só tem que se inscrever no site http://www.nogueiradocravo.pt/. É um passeio de 15kms com 1 hora de resistência em circuito fechado, para mais pormenores falem com o Pedro da bikezone.
boas pedaladas!
Grifo
p.s as melhoras ao ZÉ E AO CAGUI....

sábado, 22 de novembro de 2008

BRUTAL...!!!:()

GERÊS...."29 e 30 de Novembro"

Amigos,começou a contagem decrescente para mais um grande fim de semana TerraBatida.
Passados que estão dois anos da ultima passagem pêlo parque natural do Gerês, os TB preparam-se para mais um fim de semana espectacular na serra que muitos consideram a mais bela de Portugal e uma das mais belas da Europa.

sábado, 15 de novembro de 2008

Passeio de 15-11-08!

Mais 1 que participei apenas como olheiro!:( Aproveito para vos dizer que o meu regresso já esta em contagem decrescente e que se tudo correr bem será no dia 1 de Janeiro. Posso vos garantir que nesse dia quando muitos de vocês estiverem a chegar a casa, estarei eu a sair, equipado a rigor para a minha primeira volta ao fim de nada mais nada menos 9 meses e 12 dias sem pedalar. ( já faltou mais ) Adianto tbm que para 2009 tenho muitos e bons planos, portanto toca a treinar porque os empenos vão ser mais que muitos.(Com a vontade que tenho vai ser até cair para o lado) Em relação ao passeio enquanto estive presente foi mais um,. marcado pela boa disposição o que já é imagem de marca destes rapazes.Dizer tbm que faltaram alguns o que tbm já é habito, mau habito por sinal. Mas nem sempre podemos fazer o que queremos, não é? Deixo-vos alguns registos. Abraços. Cagui..." I´ll be back" PS: perdoem o malcriadão do "camera man"


video

Novo membro!

Malta mais um grande betetista se junta a nós, e é nessa condição que em nome dos Terrabatida dou as boas vindas ao mais recente(espero eu) membro do nosso magnifico grupo.
Não poderia deixar passar o facto e mencionar que o Hugo é fisioterapeuta de profissão o que para alguns de nós, que têm por habito andar sempre lesionados( não és tu Nandinho) poderá ser uma grande ajuda.(psicologica)
Abraços e boas pedaladas.....
PS: Hugo, perdoa-me a indiscrição mas acredita, sabendo disto alguns até vão andar mais(lol)

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Passeio no GERÊS!!!

Ola pessoal,
Como esperado, deixo-vos mais noticias acerca do passeio no Gerês.
Os confirmados são : Pépe, Manel, Fernando, Gugu, Sérgio, Mário, Ricardo Queirós, Dani e Miguel Angelo.Já temos alojamento, um magnífico abrigo com 2 quartos de 2 beliches cada e WC, com a lotação de 8 pessoas, no empreendimento do Hotel da Peneda, por apenas 120 Eur (15Eur/pessoa). O pequeno almoço é negociado à parte. O Dani vai alugar um quarto no "Anjo da Guarda" , uma sub-unidade do hotel da Peneda a 100m do nosso abrigo, pois a namorada pretende juntar-se a nós no sábado à noite.Se mais alguém estiver interessado em participar, ainda restam quartos nesta sub-unidade "Anjo da Guarda".Para mais informações, o telefone é 251460040 ou consultem o site
http://www.hotelpeneda.com .

O início desta travessia é na localidade de Lobios (Espanha), a 160 Kms de S. Joao da Madeira, de percurso rápido (130 kms de AE). Como tal e à semelhança de uma travessia anterior, vamos arrancar por volta das 6h do dia 29. O número de carros e logistica necessária serão tratados em data mais próxima. Peço a quem tenha carrinhas ou furgonetas que se disponibilize. O meu LR está à disposição.
O percurso será maioritariamente fora de estrada e após +/- 60kms chegaremos ao lugar da Gavieira (Parque Nacional da Peneda Gerês) onde passaremos a noite.No dia seguinte faremos o regresso a Lobios por outro percurso também maioritariamente fora de estrada.
Como não temos assistência, teremos de levar a mochila às costas (ou alforges se preferirem) com somente a muda de roupa para jantar e dormir. Lembro que a zona nesta altura do ano é bastante fria pelo que devem levar equipamento adequado. De qualquer forma , vou tentar entrar em negociações (talvez com a namorada do Dani) para quem sabe, conseguir o transporte das bagagens.
Como costume, devem levar as ferramentas necessárias à reparação de qualquer avaria, camaras de ar, remendos, luzes (não é suposto andar de noite, mas...) com bateria (esta foi para mim) e se possível, a bicicleta com revisão recente. Algumas peças como cabos de mudanças e travão(v-brake), calços/pastilhas de travão ou power-links não deverão ser esquecidos.
Embora sejam 60kms por dia, lembrem-se que temos poucas horas de sol; por volta das 17:30 já está muito escuro e será (teoricamente) a hora limite de término das etapas. Iremos cruzar algumas estradas que nos dão uma alternativa caso não seja possível seguir o percurso definido.
Para terminar, recomendo treino. Como podem ver pelo gráfico de altimetria, temos umas subidas "a sério" que podem causar algumas mazelas*.
Alguma dúvida ou questão estou ao dispor.
Abraço
Pépe
* Mazela = Empeno

sábado, 8 de novembro de 2008

VI Passeio São Martinho.Vale de Cambra

É já amanha o VI passeio São Martinho do Inter Caima e mais uma vez os TerraBatida vão estar representados por alguns dos nossos Betetistas de qualidade já reconhecida nacional e internacionalmente pelos amantes da modalidade e não só.
Em nome dos mesmos desejo a todos os participantes boas pedaladas.......

Web: http://intercaimabike.spaces.live.com/

Local do evento: Vale Cambra
Concentração: Parque Inter Caima
Horário: Concentração: 08:00 Partida: 08:30

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Ola Pessoal,
Em conversa com o Manel este fim de semana, ficou no ar a vontade de fechar o ano com uma pequena travessia num dos locais mais espectaculares para o BTT em Portugal: o Gerês.
O percurso seria a travessia "Gerês: Entrimo - Serra da Peneda", um trajecto circular guiado por GPS para 2 dias com cerca de 60 kms/dia e considerável altimetria, com partida na localidade Espanhola de Entrimo (cerca de 160 kms de S. Joao da Madeira) e pernoita no Hotel da Peneda na Nª Srª da Peneda. À semelhança de um outro trajecto já percorrido em Dez/2006 (Lobios - Montalegre, juntamente com o Cagui, o Manel, o Fernando e o Sérgio) e tendo em conta a localização do trajecto, será um passeio frio com trilhos magníficos, molhados e paisagens soberbas. A data para o passeio é o fim de semana de 1 de Dezembro, ou seja, 29 e 30 de Novembro e provavelmente em total autonomia.
Com tudo isto, gostaria de saber quem estará interessado (...eu próprio terei de "pedir autorização" para ausência...) para eventualmente poder efectuar uma avaliação dos custos e talvez preparação da logística necessária.
Aos colegas Cagui e Zé que ainda estão em recuperação, deixo também o convite à participação neste passeio quer em forma de assistência ou mesmo companhia para o jantar.
Deixo-vos o gráfico de altimetria para vos "aguçar" o apetite.
Abraço a todos,
Pépe

sábado, 1 de novembro de 2008

TerraBatida (finalmente) na TV...

Ciclismo ganha cada vez mais adeptos !


Gente de todas as idades rende-se aos benefícios das duas rodas.
Empresário com mais de 70 anos e mecânico de automóveis são dois exemplos encontrados pelo labor.
19 quilómetros!
É o trajecto que António Moreira percorre de bicicleta todas as manhãs para chegar de sua casa, em Mansores, à oficina, em S. João da Madeira, onde trabalha como mecânico de automóveis. É mais conhecido por António “Arouca” ou António “Fausto” e, há 20 anos, iniciou uma rotina que o fez perder 27 quilogramas. Diz que foi por isso que começou a pedalar: para perder peso. Hoje é o mais elegante duma família com tendência a engordar.
Com 50 anos acabados de fazer, António não se fica pelos 38 quilómetros diários. Na viagem de regresso a casa, aproveita para fazer mais alguns. “Nos dias grandes, vou por Vale de Cambra e Arouca”, conta ao labor, e em certos domingos vai ainda mais longe. “Já fui a Penafiel, Amarante, Fátima...”. Por ano, encaixa entre 20 mil e 22 mil quilómetros.
Sendo mecânico de automóveis, é, no mínimo, curioso que António Moreira use o carro unicamente para ir ao médico ou ao futebol. “É muito raro”, diz. Dos automobilistas não tem, aliás, grandes recordações. “Já fui atirado para a valeta muitas vezes”, conta, “olhe as medalhas”, atenta, mostrando as nódoas negras nas pernas.
António “Arouca” vem todos os dias de Mansores para S. João da Madeira.
Pedro Costa, gerente de um estabelecimento de venda de bicicletas, já teve experiências piores. Ele e o primo, o falecido atleta Bruno Neves, já chegaram mesmo a ser ameaçados com uma arma de fogo. “O comportamento dos automobilistas é muito mau”, lamenta. “Já tive muitas chatices na estrada, do género ultrapassagens rentes, ao ponto de me atirar para a valeta, e atravessarem-me o carro à frente. Apanha-se de tudo”.
O jovem foi atleta de competição em ciclismo de estrada até ao ano passado, altura em que a sua equipa, o Vitória de Guimarães, foi extinta. Hoje continua a competir em BTT e faz três a quatro passeios por semana com um grupo de Nogueira do Cravo, percorrendo, de cada vez, uma média de 60 a 70 quilómetros em estrada ou 40 a 50, se optar pelo mato. Habituado a circular pelo interior das cidades, Pedro Costa gostava que os automobilistas vissem os ciclistas como mais um veículo, respeitando-os como tal.
Lourival Costa não tem esse tipo de problemas, porque raramente entra nas cidades. O empresário de 74 anos prefere a serra e a praia como destinos de passeio, sendo a zona industrial das Travessas o mais próximo que a sua bicicleta chega de um centro urbano. Começou a pedalar há 20 anos por opção. Os efeitos que sentiu na sua forma física fizeram-no continuar e fazer do passatempo uma rotina que cumpre uma a duas vezes por semana. “Sinto-me muito bem”, garante ao labor.
Um estudo da Universidade de Colónia, Alemanha, avalia os efeitos do ciclismo de acordo com a idade do ciclista e com a duração do exercício. A indivíduos entre os 20 e os 30 anos tonifica, diverte e proporciona bem-estar; dos 30 aos 45, diminui o metabolismo e relaxa; entre os 45 e os 60 anos, fortalece o sistema imunitário e funciona como exercício cardiovascular; depois dos 60 é ideal para trabalhar a postura e retardar o envelhecimento. Pedalar durante 10 minutos trabalha as articulações; durante 20 fortalece o sistema imunitário; durante 30 melhora a função cardíaca; durante 40 aumenta a resistência; durante 50 diminui o metabolismo; durante 60 reduz a massa gorda; mais do que isso, tem efeitos anti-stress e proporciona bem-estar geral.
(foto gentilmente cedida pelo clube btt TerraBatida)
Jornal "LABOR"